A Federação Cearense de Tênis (FCT) é parceira do Lar beneficente Clara de Assis desde 2015. Por conseguinte, disponibiliza professor e materiais esportivos para o desenvolvimento de aulas de tênis no Projeto Atleta Nota 10 para crianças e jovens da comunidade atendida pela instituição. O Ministério do Esporte aprovou por meio da Lei de incentivo ao Esporte (LIE) o Projeto Educa Tênis criado pela FCT, tendo a Newland como um dos patrocinadores. Esse é o primeiro projeto aprovado pela federação através da LIE no seguimento do desporto de participação e inclusão social.

O objetivo principal do Projeto Educa Tênis é promover o  desenvolvimento integral de crianças e jovens de 07 a 16 anos para atuarem como um agente transformador da cidadania e qualidade de vida, prioritariamente daqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social que estejam regularmente matriculados na rede pública de ensino ou não. O projeto atende 60 alunos entre crianças e jovens três vezes por semana, manhãs e tardes com aulas de tênis gratuitas. Os alunos terão todo o material esportivo, que sera disponibilizado pelo projeto, juntamente com o fardamento completo (tênis, camisa, boné, short e outros).


 

O Lar Beneficente Clara de Assis

O Lar Beneficente Clara de Assis mais conhecido como simplesmente Lar de Clara, localizado no bairro Guaié, em Caucaia,  é uma obra social da Sociedade De Estudos Espíritas Casa De Francisco. O Lar é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que tem como objetivo assistir às crianças, adolescentes, idosos e gestantes pobres da comunidade carente de Iparana, em Caucaia, Ceará, na EDUCAÇÃO, PROFISSIONALIZAÇÃO, SAÚDE, ESPORTE, CULTURA, LAZER e MORALIZAÇÃO DO SER (Educação do Caráter Individual).

Alem do Projeto Educa Tênis, já citado acima, a instituição tem alguns projetos em andamento:

Projeto Escola de Inclusão Digital

Um programa social que tem o objetivo de aperfeiçoar o aprendizado e desenvolvimento do raciocínio lógico, coordenação motora das crianças, com jogos educativos, programas de imagens, conhecimento de letras, buscado sempre otimizar o desempenho dos alunos na escola, em geral. A comunidade também se beneficia do Laboratório de Informática para pesquisas, impressão de documentos e produção de trabalhos, contando, em média, com mais de 250 usuários, frequentando o laboratório mensalmente.

Projeto de Arte e Cultura Clara Música

Consciente de que o acesso à cultura é um direito de todos, mas reservado a poucos, o objetivo do Projeto Clara Música é proporcionar cultura e lazer, através da música instrumental, às crianças e jovens das comunidades carentes da cidade de Caucaia e principalmente nas imediações da comunidade de Iparana.

O Projeto Clara Música tem um objetivo principal a capacitação musical e desenvolvimento pessoal, através de aulas de música instrumental e a formação de artistas multiplicadores da cultura, não só isso mais como também cidadãos críticos e solidários, capazes de transformar a própria realidade em que estão inseridos, além disso, o projeto contribui para eliminar o tempo ocioso dessas crianças e jovens.

Saúde

O Departamento de Saúde do Lar de Clara está dividido em três setores:
– Atendimento Odontológico – a família cadastrada no lar de clara. Tendo como objetivo o tratamento dentário do grupo familiar.
– Atendimento Pediátrico, Otorrinolaringologia e Homeopatia – Atendimento às crianças da Escola Clara de Assis.
– Atendimento Terapêutico – as crianças, jovens e adultos com Consultório Psicológico, Acupuntura, Fisioterapia.

Projeto Atleta Nota 10

O esporte tem sido uma das ferramentas de promoção social que o Lar de Clara tem utilizado com bastante sucesso e efetividade, onde jovens e crianças têm a oportunidade de praticar: futsal, vôlei, basquete, tênis, karatê e xadrez..
Através do Projeto Atleta Nota 10, os jovens e crianças aprendem a ganhar e a perder, trabalhar em equipe; disciplina, respeito às regras, aos adversários e ao juiz, além de estarem praticando uma atividade que faz bem ao corpo e à alma, recebendo também ensinamentos de valores morais, que lhes serão úteis durante toda a vida.

Você pode fazer parte desta instituicão! Venha conhecer nossa sede!

Endereço: Rua Ubaldo Sólon, s/n – Guaié, Caucaia – CE, 61600-000, Brasil
Telefone: (85) 3318-9508
e-mail: contato@lardeclara.org.br
Web: www.lardeclara.org.br
Funcionamento: Segunda – Sexta, de 08:00 às 17:00